sábado, 17 de fevereiro de 2024

Passo 3 - Engolindo Pneu

Terceiro Passo

Engolindo o pneu. Nesta altura, começamos a diferenciar aqueles que tem "disposição" ou que são loucos da cabeça hahaha. 
Para andar na fixa, engolindo pneu muitas vezes é preciso realizar alguns cortes no carro, o famoso quem tem dó é violão. Preparado?

Primeiramente, temos que tirar mais nas molas, logo o conforto irá cair. Para isso, usaremos amortecedores preparados mais curtos que os demais. Também conhecidos como amortecedores supercurtos (lojas especializadas em suspensão fabricam na medida desejada). Eles garantirão maior conforto com poucos elos de mola.

Para alguns casos, andar nessa altura requer cortes na longarina dianteira e/ou traseira, e as vezes cortes nas caixas de rodas.

São cortes pequenos mas essenciais para garantir conforto e acabar com barulhos indesejados.


Corta pra mim

Explicando mais detalhadamente os cortes comumente feitos:

-> Os cortes estão detalhados em vermelho.

 - Corte na longarina dianteira
Muitas vezes a longarina fica apoiada na barra de direção, fazendo com que o carro "soque" e fique desconfortável.




 - Corte na longarina traseira
O mesmo pode acontecer com a longarina traseira, o eixo traseiro se apoia sobre a longarina e ao invés de deixar o amortecedor trabalhar a longarina limita a ação do eixo.







- Corte na caixa de rodas
Podem ocorrer casos que as caixas de rodas tenham "rebarbas", esses pedaços que sobram da caixa de roda, podem pegar na roda e causar barulhos. Logo, é preciso removê-los.






Ponta de eixo, coisa linda

Para alguns carros, pode-se fazer a famosa ponta de eixo.

Na ponta de eixo, corta-se o eixo do carro e solda-se o suporte que segura a roda um pouco para cima do lugar onde estava originalmente. 

Resultado, o eixo desce e pode-se adicionar mais mola. Desta forma, o carro baixa cerca de 4 dedos e o conforto é muito perto do original. É possível rodar com amortecedores originais, pois com a ponta é possível andar com muita mola e muito baixo.




A ponta de eixo não é simples de ser feita. A solda deve ser bem reforçada, para que não corra o risco de trincar. Em muitos casos é preciso alinhar o eixo traseiro após fazer a ponta, pois a solda não fica totalmente correta, deixando o carro desalinhado. Procure bons profissionais para realizar esse tipo de serviço, uma ponta torar pode comprometer toda a estabilidade do carro.



É importante ressaltar que nem todos os carros estão aptos a fazer ponta de eixo, alguns não usam mola no eixo, usam feixe de mola, como o uno quadrado. É possível fazer adaptação de retirar o feixe de mola e colocar as molas no eixo, para isso, mais uma vez, procure bons profissionais!
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6 comentários:

  1. Oi gostaria de saber como faco pra colocar roda 13 ,pois vo baixar o eixo só que dizem q só da pra roda 16/17e eu queria na minha 13 como faco

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    1. Tem como baixar com o aro 13 sim. Neste caso, o ideal é colocar amortecedores preparados e cortar as molas. Se for baixar na altura paralama-pneu, aconselho rebater os paralamas para garantir a integridade da lataria.

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    2. Mais qual o penel mais baixo 165/40 r17 ou185/35 r17?

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    3. A primeira medida é referente a largura, a segunda medida é a altura em proporção com a largura.
      - O 165 tem 165mm de largura e 165x40% = 66mm de largura.
      - O 185 tem 185 mm de largura e 185x35% 64,75mm de largura.
      Assim, o 185 é mais largo porém um pouquinho mais fino.

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  2. Quero andar com o carro engolindo de um a dois dedos do pneu meus pneus são 185/40 r17 , dá pra usar esses pneus ?

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    1. A medida dos pneus é boa, dá para usar sim. Mas não depende só dos pneus para conseguir rodar nessa altura tranquilamente. É bom ficar atento ao offset da roda e ao rebatimento dos paralamas. Dá uma lida nesse post: http://suspensaofixa.blogspot.com.br/2013/09/passo-2-pneuparalama.html

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