sábado, 17 de fevereiro de 2024

Passo 2 - Pneu/Paralama

Segundo Passo

Para baixar mais o carro vamos precisar realizar alguns trabalhos extras no veículo.

Cuidado com os paralamas

Primeiramente vamos nos atentar aos para-lamas, devemos rebatê-los para que as rodas não peguem no mesmo e acabem amassando ou trincando as bordas. Não adianta ter um carro bonito esteticamente com os paralamas destruídos. Há duas formas adequadas de se rebater os para-lamas:

1. Aquecer os para-lamas com secador, soprador automotivo, ou similar, para que a tinta amoleça e não descasque a pintura e depois utilizar uma martelinho para dobrar as beiradas do mesmo.

2. Utilizar uma ferramenta chamada Roller-Fender, própria para rebater e alargar para-lamas.



Dica: Para um serviço bem feito, que não estrague a pintura, procure profissionais para realização deste serviço.

Atenção as rodas e caixa de rodas

Com os para-lamas rebatidos, vamos nos certificar que as rodas estão dentro das caixas de roda. Aros muito grandes ou rodas paralelas não costumam ficar na posição ideal. Quando as rodas ficam para fora da caixa de rodas é preciso realizar um trabalho adicional.

OFFSET: Medida do centro da roda até o eixo.

TALA: Medida da largura da roda, geralmente em polegadas.

Medidas de offset e tala das rodas



Na maioria dos casos o que ocorre é o terceiro caso da ilustração acima, as rodas ficam para fora e pegam nos para-lamas. Neste caso, seu para-lama pode quebrar, entortar, descascar e ainda cortar o pneu.

Para que isso não aconteça, é preciso dar "passe" nas rodas, ou fazer o offset. Esse trabalho consiste em desgastar um pouco o centro da roda para que ela desloque para dentro da caixa de roda e assuma a posição original. Se o passe nas rodas não for suficiente, pode-se ainda dar "passe" nos cubos das rodas.

Os preços desses serviços são em média de R$ 50,00 por cada "passe".

Com as rodas na posição correta, pode-se tirar mais nas molas, baixando mais o carro.
Se o conforto do carro piorar depois do corte nas molas, compre amortecedores mais curtos que trabalham com uma carga maior, lojas especializadas em suspensão fabricam esses amortecedores encurtados.

Com essas modificações é possível andar pneu/para-lama com conforto e sem danificar os para-lamas e pneus.


__________________

6 comentários:

  1. Se ao envés de eu cortar a mola eu fazer a ponta de eixo o carro nao ficaria baixo a ponto do para-lama ficar na roda e mesmo assim andaria com o carro com ótimo conforto??

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas a ponta de eixo é recomendada para quem vai andar muito baixo, pois o serviço não é tão simples de ser feito. É mais fácil trocar molas e amortecedores. Mas para andar com conforto pode fazer a ponta ao invés de cortar nas molas.

    ResponderExcluir
  3. Exemplo quero rebaixar meu carro oq eu faço só a ponta de eixo ou é melhor abrir o Paralamas qual é o melhor a se fazer? Ou faço a ponta de eixo e abro o Paralama? Faço os dois que é melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da altura que você quer rodar. Se for baixar perto do pneu aconselho amortecedores preparados, molas cortadas e rebatimento dos paralamas.

      Excluir
  4. Rodas 17 e mola esportiva no pálio PRecisa rebater o paralamas?

    ResponderExcluir
  5. Quais mais confortável a mola esportiva com amortecedor original 5cm mais baixo ou a fixa amortecedor preparado e mola cortada pneu rente paralama

    ResponderExcluir