Ponta de Eixo! Explicação!
Você sabe o que é a Ponta de Eixo e como ela funciona? Pois bem, agora você vai entender em quais casos deve ser feita e como a mesma trabalha.A ponta de eixo pode ser soldada ou parafusada.
Nos dois casos são colocados uma peça para elevar o centro da roda.
A ponta de eixo não é simples de ser feita. A solda deve ser bem reforçada, para que não corra o risco de trincar. Em muitos casos é preciso alinhar o eixo traseiro após fazer a ponta, pois a solda não fica totalmente correta, deixando o carro desalinhado.
Fotos reais de uma ponta de eixo parafusada no Celta:
A ponta de eixo pode ser feita além dos carros na fixa, nos carros com suspensão a ar ou rosca. Carros com ponta de eixo, amortecedores preparados e molas menores ficam muito baixos, além de melhorar o conforto significativamente.
É importante ressaltar que nem todos os carros estão aptos a fazer ponta de eixo, alguns não usam mola no eixo, usam feixe de mola, como o uno quadrado. É possível fazer adaptação de retirar o feixe de mola e colocar as molas no eixo, para isso, mais uma vez, procure bons profissionais!
É importante ressaltar que nem todos os carros estão aptos a fazer ponta de eixo, alguns não usam mola no eixo, usam feixe de mola, como o uno quadrado. É possível fazer adaptação de retirar o feixe de mola e colocar as molas no eixo, para isso, mais uma vez, procure bons profissionais!
Vídeo da Ponta de Eixo na Saveiro:
DEPOIS SE EU QUISER DEIXAR ORIGINAL NOVAMENTE, TEM COMO ?
ResponderExcluirSim, se a ponta for parafusada só voltar com a original para o lugar, se for soldada tem que comprar outro eixo e colocar no local
ExcluirDa pra legalizar o carro pelo Detran com ponta de eixo?
ExcluirDá sim, geralmente você tem que fazer um laudo antes em uma empresa de vistoria, mas geralmente passa.
Excluire é confiável deixar o carro apoiado apenas nessa pequena peça?
ResponderExcluirOs eixos dos carros são originalmente fabricados com essa peça. A modificação consiste em aumentar o tamanho da mesma. É seguro se realizada por profissionais competentes com experiência no rebaixamento de carros. Na peça parafusada, geralmente são usados quatro parafusos para realizar a fixação. No caso da solda, utiliza-se solda francesa para garantir integridade da peça. Em ambos os casos, é preciso medir a inclinação da peça para que o eixo não fique desalinhado.
ExcluirCambada de CRIMINOSO.... um zé mané com esse tipo de adaptação MERDA quebrou no BGT. Imagina se uma merda dessa quebra na estrada e mata um inocente??? Cambada de FILHO DA PUTA
ExcluirQualquer tipo de serviço está sujeito a erros. Carros originais se não forem produzidos com qualidade estão sujeitos a falhas e podem quebrar da mesma forma, seja por caindo em um buraco ou má qualidade da peça. O importante é procurar um bom profissional que executará o serviço com exelência.
ExcluirVerdade, o Fiat Stilo um uma parte da sua produção,existia um lote que arrancava a roda traseira. Isso matou muita gente. E olha que o carro era original. Falha de uma grande montadora. Igual o amigo aí de cima falou, tudo está sujeito a erros...
ExcluirPois é, por isso devemos procurar profissionais capacitados e com experiência!
ExcluirVoce tem a medida da ponta de eixo da montana e do celta ?
ResponderExcluirA altura da ponta pode variar, mas a medida entre os parafusos do eixo é sempre a mesma. Você teria que levar na oficina ou medir no próprio carro. Não possuo esses dados.
ExcluirOla tenho ponta de eixo no celta e não entra na garagem do apartamento , tem como levantar um POUCO o carro só trocando molas ou terei que modificar eixo ..pensando em por uma mola um pouco maior tipo levantar 2 dedos será que consigo.. aguardo resposta marciommsilva@gmail.com.com
ExcluirA melhor saída nesse caso é colocar as molas um pouco maiores, com isso você vai levantar um pouco o carro e ainda ter um pouco mais de conforto.
Excluircara tipo sou serralheiro tenho um celta 2003 e esta com rodas 15 sabe me dizer as medidas da chapa de eixo para que eu possa fabrica la
ResponderExcluirBoa tarde, não tenho as medidas específicas para o celta.
ExcluirBom dia eu posso trocar a pobta de eixo sem mexer na suspensao original ?
ResponderExcluirPois tenho prisma com roda 17 e queria só que encostasse perto do pneu pq original è muito alto..
Na minha visao ficaria rebaixado com conforto agora nao sei se è possivel
Sim amigo, e possivel reibaxar sem mexer na suspensão,no caso abaixaria 10 cm, entre em contato para mais informações ou compra do produto, (31) 9 95918591
ExcluirÉ possível, o mais simples é trocar amortecedores e molas. Com a ponta você andaria com conforto original. Dê uma olhada no serviço em alguma loja especializada da sua cidade.
ExcluirTem diferença da ponta de eixo do celta 2002 para o corsa classic 2009 ??????
ExcluirÉ bom você conferir com alguém que trabalhe com essas peças, pelo que sei os dois carros usam o mesmo eixo traseiro, dessa forma a furação é igual e a ponta pode ser aproveitada.
ExcluirTem as medidas da ponta parafusada do Palio g4
ExcluirNão tenho, infelizmente. Cada carro tem uma medida específica.
ExcluirUma duvida! Eu uso 17 no celta, esse suporte n faz com que as rodas saiam p fora?
ResponderExcluirSe for parafusada pode jogar um pouco pra fora, se for soldada geralmente fica na mesma medida.
Excluirboa noite uma duvida.. posso fazer ponta de eixo na suspensão original? amortecedor e mola sem cortar? não quero baixar muito só deixar em uma meia altura eu tenho um celta 2007..
ResponderExcluirPode fazer sim, daí manterá o conforto original, pois a mola ficaria inteira. Mas o serviço tem que ser bem feito, se for soldado, você teria que comprar outro eixo para voltar ao original depois. No caso de amortecedores e molas só voltar com os que vieram do carro, mas simples de ser feito.
ExcluirDetran aceita fazer isso?
ResponderExcluirGeralmente quem faz a inspeção mais detalhada do carro em termos de suspesão não é o Detran e sim a empresa que emite o laudo. Acredito que não tenha problemas em passar pela vistoria. Dê uma pesquisada com algum despachante em sua cidade.
ExcluirEai meu querido pelo menos aqui na cidade q moro não é aceito são muito exigentes no caso de legalizar o carro
Excluirboa tarde amigo...queria saber qual o material da chapa que pode ser feito feito esse suporte!!!vc pode me ajudar?qual material é feito esse suporte?aço 1020?aço 1045?
ResponderExcluirO ideal é fazer com o mesmo material do eixo do seu carro se optar pela ponta com solda. Não possuo as especificações para cada tipo de aço.
ExcluirE vc tem as medidas para fazer o suporte para a parati g4?
ResponderExcluirInfelizmente não tenho essas medidas, varia de carro para carro.
ExcluirBoa tarde ponta de eixo para escort 86, no caso o escort e com balnça da traseira a possibilidade de fazer tambem?
ResponderExcluirCom balança o processo é diferente, pois ao mexer na altura do conjunto a cambagem da suspensão será modificada.
ExcluirQual material é feita a ponta de eixo original do gol quadrado ?
ResponderExcluirContém titanio ?
Não tenho a informação sobre especificação do material, mas é realizado normalmente com chapas de aço.
Excluirhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-800482154-suporte-ponta-de-eixo-todos-celtacorsaexeto-pick-up-_JM
ResponderExcluirBoa Tarde, tenho uma saveiro cross G5, aro 18, Voce sabe me informar as medidas do suporte de eixo para a mesma??
ResponderExcluirNão tenho as medidas para saveiro, mas no seu carro é possível fazer a ponta parafusada.
ExcluirQUAL A MEDIDA E QUAL A MILIMETRAMENTO DE GROSSURA DA CHAPA?? QUAL O TAMANHO EM ALTURA E O IDEAL ?
ResponderExcluirQuanto maior a altura da ponta, mais o carro vai baixar, aí vai a gosto do proprietário. É ideal consultar a medida da chapa com um profissional especializado.
ExcluirDepende do tanto que você quer baixar. Trocar os amorteceores é mais barato e prático, a ponta dá mais trabalho, pois envolve mexer no eixo mas fica mais confortável.
ResponderExcluirBoa tarde. Tenho um corsa novo com frente de montana. Uso rodas 15 nele. Eu poderia somente colocar uma ponta de eixo e continuar usando as molas e amortecedores que são originais? Resumindo, somente com a ponta de eixo ele já baixaria um pouco? Obrigado.
ResponderExcluirIsso, abaixaria sim. Na frente você pode colocar as molas cortadas e amortecedores preparados. Na traseira fazer a ponta e talvez tenha que cortar a mola ou mexer no tamanho dos batentes para o conjunto ficar com um curso legal.
ExcluirOlá. estou querendo fazer na minha saveiro G3, porem, o conjunto de suspensão é mola + amortecedor junto, diferente da G5 em diante que tem as duas peças separadas. se eu fizer na minha, não vai pegar o prato na roda?
ResponderExcluirIsso pode acontecer, neste caso você deve tirar as medidas para saber qual o tamanho da ponta (em centímetros) máxima que o seu carro suporta. Outra solução é levantar o prato um pouco.
ExcluirBoa tarde.. Eem questão de segurança é melhor fazer soldada ou parafusada? ou os dois comprometem a segurança do carro?
ResponderExcluirSe realizada da forma correta as duas maneiras não comprometem a segurança. Atualmente a minha é soldada e no meu antigo carro também tinha a ponta via solda. Nunca deu problema. Tenho amigos que fizeram a ponta parafusada e rodam sem dores de cabeça. O benefício da ponta parafusada é que se você quiser retornar o carro para original você não precisa comprar outro eixo.
ExcluirO suporte ponta de eixo saveiro g5 parafusado a roda vai para fora cuando abaixa não pega no paralama
ResponderExcluirO suporte parafusado joga a roda um pouco para fora, mas não é muito, alguns milímetros.
ExcluirQueria saber era as medidas certinho
ResponderExcluirCada carro tem uma furação e medidas específicas. O que vocẽ pode tentar fazer é arrumar um molde, ou realizar as medições no seu próprio carro.
ExcluirTenho suspensão a rosca no meu corsa' posso fazer essa ponta de eixo pra fica mais confortável ?
ResponderExcluirPode sim, a ponta altera o encaixe da roda com o eixo, logo você pode fazer usando rosca.
Excluirponta de eixo legaliza ?
ResponderExcluirLegaliza sim, o carro passa por alguns testes para emissão do laudo veícular, mas a ponta não compromete esses testes.
ExcluirLegaliza pelo menos aki em Goiânia
ResponderExcluirSim, não tem motivos para barrar legalização de carros com ponta. Se o serviço for bem feito, não oferece riscos a integridade do veículo.
ExcluirBoa noite, tem problema baixar sem mexer nas pontas?, iria baixa uns 10 cm, pneu rente com paralama
ResponderExcluirWillian, nessa altura dá para baixar sem mexer na ponta. A vantagem da ponta é que você teria mais conforto. Dê uma lida nesse artigo: http://suspensaofixa.blogspot.com.br/2013/09/passo-2-pneuparalama.html
ExcluirO que é mais ideal para colocar as 17 ventilador e baixar o Corsa Wind sem esbarrar na lataria?
ResponderExcluirPasses nas rodas e pneus de perfil baixo. Recomendo 185/35 ou menores dependendo da altura que você for andar. Dá uma lida aqui http://suspensaofixa.blogspot.com.br/2013/09/passo-2-pneuparalama.html, tem mais informações.
ExcluirBoa noite, fiz a ponta de eixo numa Saveiro G5 Cross, porém desejo baixar mais uns 2 dedos atrás, o que pode ser feito? Apenas cortar a mola ou da pra baixar o eixo sem ter que fazer outra ponta? Foi parafusada!
ResponderExcluirVocê pode cortar na mola, ou fazer outra peça da ponta um pouco maior. Se for baixar muito, aconselho fazer outra ponta, mas se for baixar cerca de dois dedos é só tirar 1 elo de mola mais ou menos.
ExcluirBoa tarde. Quero fazer a ponta de eixo no meu Wind. Sei que tem diferença no tamanho da placa Nova que vai decidir a altura. Eu quero usar as rodas 13 originais. Será que se eu não for baixar muito. Terá que esmerilhar sancionar o eixo?
ResponderExcluirPra que não pegue no interior da Roda já que a 13" é menor.
Obrigado.
Então, você tem que tomar esse cuidado para não pegar na roda. Talvez cortar uma beirada da ponta no eixo para que não pegue. Tente fazer o maior possível, sem encostar na roda para te proporcionar maior conforto.
ExcluirA ponta de eixo faz muita diferença no conforto dos carros rebaixados ?
ResponderExcluirEm uma escala 0 - 10
Quanto melhora o conforto ?
Faz bastante diferença, pois você baixa o carro sem mexer no conjunto de mola e amortecedor, ou seja, sem perder conforto. Se for baixar perto do pneu ou mais que isso, aconselho fazer ponta. O conforto melhora ficará como se o carro fosse original, 10!
ExcluirEh necessário colocar a ponta de eixo quando coloca a suspensão a rosca? , se não colocar faz mal?
ResponderExcluirA rosca já tem uma regulagem de altura muito boa, você pode colocar a ponta se quiser baixar muito o seu carro, caso contrário pode usar só a rosca mesmo.
ExcluirOlá.
ResponderExcluirAlguém sabe onde compro suporte Ponta de eixo parafusada para siena 2002 ?
Agradeço a resposta.
A ponta geralmente é fabricada pela oficina que vai preparar o carro, mas é possível encontrar algumas peças feitas em grande escala para venda. Realize uma busca no mercado livre, o lugar mais provável de você encontrar.
ExcluirTenho uma strada cabine simples 2010, sabe me dizer se consigo fazer ponta de eixo pra ela?
ResponderExcluirConsegue sim, o sistema de amortecimento traseiro da estrada é feixe de mola, mas isso não impacta no funcionamento da ponta de eixo.
ExcluirNo caso tenho um palio g3 e qro muito fazer a ponta de eixo donmeu carro. Queria se possivel eu mesmo aprender a fazer. Moro em belém do pará e aqui ñ tem muitos profissionais de confianca pra fazer e pra adiquirir a chapa de aço pra soldar é complicado tbm. Vc sabe as medidas ou onte aprendo a fazee?
ResponderExcluirVocê pode procurar algum vídeo no youtube, passo a passo. Mas a ideia é soldar uma chapa, bem soldada, para elevar o suporte da roda, aonde vai o cubo, e dessa forma você abaixa o carro e mantém a distância entre a mola e agregado.
ExcluirOlá, Tenho uma saveiro g4 com as rodas aro 15 originais, a suspensão dianteira dela é preparada, gostaria de saber se posso colocar o suporte de ponta de eixo na traseira com as rodas aro 15?
ResponderExcluirFala Randy, pode sim! Você só tem que medir certinho para o suporte da ponta não pegar em outras partes.
ExcluirSe for muito grande ele pode pegar na parte interna da roda ou o pneu pegar na caixa quando passar em alguma ondulação.
bom dia. fiz o serviço no celta da ponta de deixo. uso aro 17. mais quando vou colocar o estepe aro 13 pega na parte de baixo do eixo. o que fazer?
ResponderExcluirVocê pode tentar cortar a parte que está pegando na roda, fazer uma ponta menor ou arrumar um estepe 14 para teste. Já vi um caso que a ponta era tão grande que chegou a raspar em uma roda 17.
Excluirbando de mentira,alterações inviáveis impossíveis
ResponderExcluirGabriel, você não deve ter noção do conteúdo apresentado aqui. As alterações são viáveis e se feitas por profissionais competentes não causam danos posteriores. Há vários exemplos de carros com essas alterações rodando confortavelmente por aí. Abraço!
ExcluirOi boa tarde seguinte tenho um astra 2010 ae comprei molas esportivas ae desceu um pouco mas queria que aquele vão entre pneu e lata sumisse que quanto vc olhasse o carro não visse nd entre lata e pneu. Entao se eu fizer a ponta de eixo na minha suspensao com os amortecedores originais e molas esportivas eu conseguiria chegar no meu objetivo? E ponta de eixo prejudica peças do carro que nem corte de molas?
ResponderExcluirWilliam, depende do tamanho da ponta para o vão sumir ou não. A ponta pode resolver, com molas esportivas e amortecedores originais ou amortecedores preparados e molas menores. Na parte da frente não tem jeito, você teria que usar amortecedores preparados e molas menores. Não indico cortar molas esportivas, pois elas perdem o conforto, é melhor você comprar outras molas e cortá-las, caso a altura não fique do seu agrado.
ExcluirTem como fazer ponta de eixo na frente e atrás sem preparar amortecedor e molas ( tipo fica originais ) só na ponta de eixo tem como já abaixa sem perde conforto ??
ResponderExcluirNa traseira tem como fazer e deixar amortecedor e molas originais, o carro fica mais baixo e com conforto. Na frente não tem como, você tem que usar amortecedores preparados e molas menores, ou mexer na altura do prato do amortecedor.
ExcluirBoa noite! Tenho um gol 92 que já está baixo o.maximo nas 17 nas fixas! Se eu fizer Ponta de seixo melhora o conforto? E como faço pra mexer nos pratos do.amortecedor dianteiro pq causa um desconforto
ResponderExcluirMelhora o conforto sim, o problema é que a caixa de roda desses modelos é pequena, então vai acabar te limitando. Vai ter que mexer nas caixas para andar suave. Em relação aos pratos nos amortecedores dianteiros tem como mexer sim, alguns amortecedores tem o prato mais alto pra comportar as rodas, você vai perder um pouco de mola, mas com o prato mais alto não pega na roda.
ExcluirQuanto custa em media um eixo do palio g3?
ResponderExcluirVaria muito, novo é um preço, usado outro, recomendo procurar em ferro-velho para conseguir um preço bacana.
ExcluirBoa materia! Agora tenho uma duvida, meu corsa ja está nos 10 cm legalizado, se eu fizer ponta de eixo ele vai baixar? n quero deixar mto baixo por causa da policia(são mto chato aqui).
ResponderExcluirVai baixar, mas ai voce troca as molas e coloca uma maior, ai vai manter a altura que estava antes.
ExcluirOla tenho um gol g4 nas fixa rodas 18 porem queria por ponta na parte traseira eu estava vendo ce eu colocar as ponta de exo as rodas pega no prato da mola oque devo faser
ResponderExcluirVocê pode pegar amortecedores com o prato deslocado pra evitar pegar na roda. Calcule o tanto que precisa para não levantar o prato demais e perder conforto.
ExcluirQuais são as medidas e a furaçao da ponta de eixo da saveiro G4??
ResponderExcluirCada carro é uma medida, não tenho essas medidas certas. Para saveiro tem uns kits parafusados no mercado livre muito bons.
ExcluirColoquei suspensão a rosca na saveiro só que atrás não baixou muito, ai pensei em fazer ponta de eixo. Minha duvida é se depois terei algum problema na vistoria para legalizar.
ResponderExcluirDepende do seu estado, a princípio não dá problema não. Pergunte a algum despachante da sua cidade.
ExcluirOlá
ResponderExcluirFiz aponta de eixo e a roda jogou pouco pra fora. O que pode ser feito?
Offset da roda, rebater paralama?
Pega pouca coisa na lateral do pneu
boa noite , tenho um celta 2001 com rodas 17 tala 6 e pneus 185/35 , se eu colocar ponta de eixo na traseira e suspensão de rosca na frente , fica bom , ?
ResponderExcluirBoa noite, na minha montana 2012 tenho amortecedores originais com molas esportivas, a traseira fica mais alta, posso fazer a ponta de eixo para baixar? Não vai dar fim de curso?
ResponderExcluirOu devo por as molas originais com amortecedor original e fazer a ponta de eixo? Como a mola traseira e grande não sei se vai igualar a frente, mas não queria cortar a mola pois não passa no imetro, ou tem uma mola traseira menor que possaa usar ma montana 2012?
Amigo, queria baixar o meu carro, mas não queria fazer ponta de eixo queria baixar uns dois dedos do paralama aro 17, tem como andar no conforto ?? Sem dar problemas
ResponderExcluirBoa noite, consigo usar ponta de eixo com a suspensão original no celta??
ResponderExcluirBoa noite to atrais das medidas das furaçao e sei que tem muita gente atrais tambem teria como passa corsa wind
ResponderExcluir