sábado, 17 de fevereiro de 2024

Passo 1 - 2 a 3 dedos Pneu/Paralama

Primeiro Passo

O conjunto de rodas e pneus tem impacto primordial no conforto e na quantidade de "dores de cabeça" que rebaixar um carro pode causar. É importante estar atento as medidas de rodas e pneus e ter em mente que quanto mais baixar, menor tem que ser a medida do pneu para que ele fique pegando na caixa de roda. Nessa etapa, não vamos falar sobre rebaixamento leve, cerca de 2 a 3 entre pneu e paralama, então podemos optar por pneus com medidas maiores que garantirão maior conforto.

Rodas/Pneus

Os pneus mais indicados para cada aro de roda baixando pouco o carro são:

- Rodas 15 >>> Pneus 195/50/15 ou 195/45/15

- Rodas 16 >>> Pneus 165/45/16 ou 195/45/16

- Rodas 17 >>> Pneus 165/40/17, 185/35/17 ou 195/40/17

- Rodas 18 >>> Pneus 165/35/18, 165/40/18 ou 205/40/18

- Rodas 19 >>> Pneus 215/35/19 ou 225/35/19

- Rodas 20 >>> Pneus 215/30/20 ou 225/30/20

O ideal é sempre escolher pneus de perfis mais baixos que os originais e não muito largos, não adianta escolher um pneu muito fino e baixar pouco o carro, o vão entre pneu e paralama ficará muito grande e bem feio esteticamente. Lembre-se, quanto mais baixo o carro menor o perfil. Para rodas originais, aro 14 ou 13 os pneus originais podem ser utilizados.

Na escolha das rodas, prefira sempre rodas originais pois elas possuem melhor offset que as rodas paralelas (comprei uma roda réplica uma vez aro 15 e ela ficou para fora da caixa de roda, tive que fazer um trabalho nas rodas para ficar esteticamente agradável, falaremos disso nos posts a frente).

Relembrando: Existem medidas de pneus mais adequadas para quem quer baixar ao máximo seu carro, se você não tem como intuito baixar demais o carro, opte por pneus de perfil moderado.
porém quanto menor o pneu, menor o conforto. Falaremos dessas medidas especiais de pneus mais para frente assim como offset, tala e outras medidas das rodas.




Suspensão Fixa

Para rodar tranquilo e com conforto, em uma altura esteticamente bonita, mas não muito baixo, pode-se instalar um kit de suspensão fixa.

Você pode comprar os amortecedores preparados junto com outras molas (novas ou usadas), ou comprar essas partes separadas. Molas novas garantirão maior conforto, geralmente os kits são vendidos completos.

Há a possibilidade de preparar os seus amortecedores e cortar as suas molas, porém você não terá mais a suspensão original do seu carro. É aconselhável guardar a suspensão original do carro e comprar a suspensão fixa completa, pois caso queira reverter para vender o carro é só instalar os originais.

A altura do seu carro será determinada pela quantidade que você cortar nas molas (ou pelo tamanho delas, nos kits prontos as molas já são mais baixas, mas nada impede de você diminuir ainda mais). O conforto será garantido pelos amortecedores preparados, eles são encurtados e é realizada a troca do fluído, garantindo que eles trabalhem bem com molas menores e com mais carga.

Dessa forma é possível rodar, com conforto semelhante ao carro original, em uma altura de 2 ou 3 dedos do pneu/para-lama. Uma suspensão fixa completa, incluindo os amortecedores e molas varia em torno de R$ 700,00 reais em média, nos valores atuais. O custo de instalação geralmente é a parte e depende muita da mão-de-obra ou oficina de escollha.


Carro rebaixado 2 dedos pneu paralama com kit de amortecedores fixa

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4 comentários:

  1. Qual a altura adequado dos amortecedores para suspensão fixa cortando as molas deixando dois dedos do pneu ao paralama ?

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    1. A altura do amortecedor depende do tamanho das molas, diretamente, pois trabalham em conjunto. O ideal é que as molas não fiquem nem pequenas demais, pois vão soltar e o amortecedor vai socar, nem grandes demais, pois o amortecedor não vai trabalhar. O ideal é conferir com um preparador ou especialista na área.

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  2. Se eu cortar as molas do meu uno e deixar tres dedos do paralama nas blitis esse da multa?

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    1. Vai depender do policial, se ele julgar que seu carro está baixo pode multar. Alguns não se atentam a isso e muitas vezes carros não tão baixos passam despercebidos. O certo é você baixar e legalizar o veículo para não ter problemas.

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