sábado, 17 de fevereiro de 2024

Medidas da Roda - Vai caber?

Medidas da roda, vai caber?

Antes de comprar rodas novas para o carro devemos nos atentar a algumas especificações das rodas e suas medidas.

Basicamente devemos olhar três variáveis:

1. FURAÇÃO: Número de furos e distância dos furos passando pelo centro da roda.

A Fiat costuma usar nos seus carros a furação 4x98, ou seja, 4 furos e 98mm de distância entre os furos.




A VW usa geralmente 4x100, 4 furos com distância de 100mm.




Exemplo de furação 5x100, 5 furos e distância entre os furos de 100mm.



2. OFFSET: Medida do centro da roda até o eixo.




Cada carro tem um offset ideal.
Essa informação pode ser visualizada na parte interior da roda.


Exemplo: Na última roda temos a seguinte informação: 19x10Jx79

Aro 19, Tala 10 e Offset 79.

Quanto MAIOR o offset mais a roda ficará para DENTRO da caixa de rodas.
Quanto MENOR o offset mais para FORA ficará a roda.

3. TALA: Medida da largura da roda, geralmente em polegadas.



Para que a roda encaixe de forma ideal no carro, devemos olhar então a furação, offset e a tala da roda.

Caso a roda seja da furação correta porém esteja muito para fora e pegando nos para-lamas, você pode desbastá-la no centro.

Dessa forma, é preciso dar "passe" nas rodas ou fazer o offset. O "passe" consiste em desgastar um pouco o centro da roda para que ela desloque para dentro da caixa de roda. Se o passe nas rodas não for suficiente, pode-se ainda dar "passe" nos cubos das rodas.

Os preços desses serviços são em média de R$ 500,00 por cada "passe".

Se a roda for de furação diferente da original do carro, podem ser usados adaptadores ou refurar os cubos. Essas opções são mais complicadas, porém garante exclusividade total ao veículo, pois quase ninguém tem paciência para adaptar rodas diferentes. Falaremos dos adaptadores e refuração dos cubos mais adiante.




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